Forfeta – Formato For Fun de Yugioh

“Forfeta” é um formato de torneio de jogo de cartas de Yugioh organizado pelo Thiago Henrique, onde há um conjunto de restrições de cartas e “sets” diferente do proposto, diga-se “imposto”, pelo fabricante e organizador oficial do jogo. Este formato alternativo tem a intenção de criar uma opção à pressão para aquisição dos lançamentos e direções da distribuição oficial, esta geralmente com alto custo nas cartinhas, e também proporcionar uma versão “for fun” do jogo.

A empresa que tem os direitos comerciais de Yugioh faz lançamentos periódicos de novas cartas e até de novas regras, e claro, tenta direcionar os jogadores à investirem nos novos produtos e manterem-se “competitivos” nos grandes torneios. Além disso, tenta controlar OTKs e FTKs (“one turn kill” e “fist turn kill”), que são formas que os jogadores encontram de vencer um jogo sem haver chances de qualquer reação do oponente, pela combinação de efeitos de cartas ‘não previstos’ pelo fabricante, cartas estas que vão sendo listadas como limitadas ou proibidas (veja artigo com mais detalhes sobre yugioh). No Forfeta, estas listas são completamente distintas, reorientando o jogo.

Nesta entrevista, o Thiago conta um pouco sobre este torneio personalizado e o que vem funcionando bem para criar esta versão opcional do Yugioh.

Entrevista Forfeta

Jorle: Como se interessou por Yugioh e quando foi?
Thiago: Sempre amei as duas primeiras animações do jogo: O duel monsters e o Gx, desde a época que lançaram, mas me interessei mesmo pelo jogo quando vi o mundial em que a final tinha sido disputada entre dois decks de Blue-eyes e achei a Meruru onde eu podia jogar e fazer amigos.

Jorle: Já participou de grandes torneios ou do chamado “competitivo”?
Thiago: Claro! Sempre que possível tento prestigiar os torneios competitivos aos sábados. Ainda não tive minha oportunidade de jogar um regional ou nacional, mas já participei de uma edição do DSC da Duel Shop.

Premiação do Forfeta

Jorle: E de onde surgiu a vontade de fazer o torneio Forfeta?
Thiago: Um dia durante uma discussão sobre o quão colossal era a diferença de jogar com um deck “Tier 2-3” contra um deck “Tier 1”, perguntei se haviam tentado de alguma forma limitar como alguns dos decks mais fortes jogavam em certos torneios fora do competitivo, mas no fim nenhuma tinha sido realmente efetiva. Foi quando pensei em fazer “um formato onde apenas decks com um arquétipo jogam” e implementar algumas limitações sobre os que tinham uma capacidade bem maior sobre os outros e da maneira que eu criei todas as regras, todos aprovaram e tivemos a primeira edição com mais de 15 jogadores.

Jorle: Há quanto tempo você organiza o Forfeta?
Thiago: Com o apoio do dono da loja (Meruru), que gostou muito da ideia de um torneio com o formato diferente, já foram feitas mais de 30 edições.

Jorle: Qual é o foco principal para determinar as regras e restrições de cartas no Forfeta?
Thiago: Geralmente quando um deck se destaca demais fora do torneio em si depois que é lançado, eu faço atualizações na banlist personalizada para afetar o funcionamento do deck no torneio, então tenho que ficar bem atento quanto aos lançamentos de cartas e arquétipos novos. Quanto as regras, elas são personalizadas conforme o passar do tempo para se adaptarem ao “metagame local”, então tenho que escutar várias opiniões antes de mudar algo para a próxima edição.

Compre Cards de Yugioh! Veja itens na loja!

Jorle: O que você vê de importante que atrai jogadores novos e experientes para o Forfeta?
Thiago: Geralmente os jogadores que vem prestigiar o Forfeta Champs são aqueles que querem fugir das “mesmices” do Yugioh formal, então aparecem pessoas desde o competitivo até algumas que gostam de jogar apenas o Forfeta por ser mais acessível.

Jorle: O que o jogador precisa para participar?
Thiago: Um deck dentro das especificações, 5 reais para a inscrição no torneio e muita vontade de jogar.

Jorle: Quando acontece e quando são os jogos?
Thiago: Todos os Domingos na Meruru, às 15h.

 

Link para as regras:
https://docs.google.com/document/d/1W2OP1ib5siUZBRGeeXtnrJTdyutAa2G9F1TfI7vdSvQ/edit?usp=drivesdk

 

Obs.: Recentemente o Thiago começou a organizar o torneio também virtualmente, utilizando preferencialmente o aplicativo Yugioh Pro. Se quiser participar deste torneio informal ou assistir aos “streamings” dos jogos, mande mensagem para 41 99521-0113.

 


Coluna RGW

Ricardo GosWod: Marido de artista e pai de roqueiro progressivo. Skatista faz 26 anos. Depois de velho foi jogar rugby e estudar arbitragem. Escreve sobre o que lhe interessa: amigos espertos, música, skate, rugby, zines … Trabalha nas horas de folga com projetos gráficos visuais e geoprocessamento.

Escreve a Coluna “Sem tempo pra trabalhar“.

 

#forfeta #yugioh #meruru #curitiba #cardgame #cards #cartinhas #jogo #torneio #monstros #duelo #amigos

 

 

Conheça MyTrix: Guia de locais para se andar de Skate e muito mais.

 

 

Talvez você também goste:

Um comentário em “Forfeta – Formato For Fun de Yugioh

  1. Li o artigo e aprovo, e parabenizo Thiago Henrique meu amigo, pela iniciativa de criar esse formato, onde incentiva, os Veteranos Players da velha guarda, a experimentarem como é divertido jogar com Decks mais lentos, sem os OTKs/FTKs. Bom seria se Konami sancionase esse Formato em eventos Oficiais!

    by: ZombiBoy

Deixe um comentário