Este projeto trata da organização e digitalização da Coleção de Fanzines, ou revistas independentes, reunidas, coletadas e colecionadas pelas pessoas envolvidas com a já extinta Casa da Ponte, em Curitiba. Pouco a pouco está se catalogando e digitalizando cada uma das prováveis mais de duzentas publicações herdadas de todas as pessoas envolvidas com a 'Casa'.
A Casa da Ponte movimentou diversas pessoas em torno de uma biblioteca, atividades culturais, eventos, projetos e refeições sem crueldade, de forma autônoma e seguindo princípios coletivistas para uma experiência diferente do ambiente urbano individualista.
E lá, na 'sala de cima', paralelamente à Biblioteca, foi se formando um acervo de Fanzines vindos das mais diversas partes do Brasil e do mundo, pela doação dos participantes e visitantes. O 'Armário dos Zines' era um dos orgulhos e uma das atrações do lugar, e com o fechamento da Casa, toda esta informação ficou por tempos encaixotada.
Assim, para não deixar o esforço e dedicação de tantas pessoas se perder, e até para matar a saudade da Casa, das conversas e experiências aprendidas, se iniciou o trabalho de digitalização e disponibilização 'on-line' do acervo.
Esta é também uma homenagem à cultura dos fanzines, meio esquecida entre tantos novos meios de comunicação, mas que merece ter seu espírito de liberdade e experimentação levado às novas linguagens e aos novos e atuantes escritores livres.
Fanzines – Acervo já Digitalizado
Visite todo o acervo em:
https://issuu.com/jorle
Obs.: Caso sua publicação esteja nesta lista e você não concorde com sua distribuição, por favor, nos informe, que teremos a decência de removê-la.
Download:
Faça Download dos arquivos PDF dos Fanzines da Casa da Ponte. Estão organizados por Lotes de digitalizações.
Basta preencher os campos com seu email e baixar.
Fanzines da Casa da Ponte – Lote 01 – Baixar
Fanzines da Casa da Ponte – Lote 02 – Baixar
Fanzines da Casa da Ponte – Lote 03 – Baixar
Fanzines da Casa da Ponte – Lote 04 – Baixar
Fanzines da Casa da Ponte – Lote 05 – Baixar
Fanzines da Casa da Ponte – Lote 06 – Baixar
Sobre Fanzines
Fanzine é o nome dado às publicações independentes reproduzidas comumente em máquinas fotocopiadoras, com temas diversos e tiragem relativamente baixa, muito comuns nos anos que precederam a ascensão da 'internet'. Têm a característica de certa paixão do autor ou da autora pelo assunto, enquadrando-o como um 'fân' do tema sobre o qual publica. O próprio nome deriva de 'fanatic' e 'magazine', ou 'revista de fã'. O termo 'Zine' também é encontrado, apesar de existirem tecnicamente algumas diferenças em relação ao Fanzine (Ver artigo Ref01).
Os Fanzines ficaram bastante populares nos anos 80 e 90, com forte ligação com culturas alternativas, ou ao 'underground'. Alguns boatos falam sobre sua origem como uma forma de troca de ideias e relatos de experimentos de ciência que não tinham boa aceitação na comunidade 'oficial' e também como divulgação de literatura 'não séria' ou temas bastante comuns como ficção científica, música ou política. Hoje, com as diversas novas formas de expressão pela 'internet', como Blogs, Sites e uma diversidade de redes sociais, os Fanzines já não despertam tanta atenção, embora ainda existam muitos editores e muito movimento sobre o assunto, como catálogos de zines, encontros e festivais.
Há uma cultura envolvida nos Fanzines que dá coesão entre os diversos editores independentes. Esta cultura está também ligada ao princípio 'Faça Você Mesmo' (Ref02), e a conceitos de liberdade intelectual e uma resistência ou oposição ao mercado tradicional, ou 'mainstream'. Por esse motivo muitos Fanzines não são vendidos ou são exclusivos para trocas.
Mais informações:
Ref01 : Mais informações sobre o que é um fanzine neste excelente artigo de Fred Wright.
Ref02: Conceito de Faça Você Mesmo ligado ao anti-consumismo e ao underground