Cara-da-Tábua: Shape do Reinaldo Aranha, EverSlick e Miko dono do pico da Mattioli

Na década de 90 o mundo do skate vivia rápidas evoluções técnicas, tanto nas manobras quanto nos materiais. Grandes mudanças nos formatos de shapes, trucks, rodas, tênis e roupas. Umas das experiências desta época foram os shapeseverslick“, que como o nome sugere, eram shapes com o acabamento da parte inferior feito com material que fazia com que o skate deslizasse mais e em qualquer superfície, numa tentativa de substituir a necessidade da boa “vela”. Localmente, mais precisamente em Curitiba, os fabricantes experimentaram diversos materiais para fazer shapes com “everslick“. Enquanto os “gringos” utilizavam uma camada plástica na superfície, a versão local que foi muito utilizada aplicava uma camada de fórmica ao shape como recurso alternativo. Após um período de experiências, a fórmica esteve presente em diversos shapes assinados por atletas da cidade, como é o caso do shape do Reinaldo Aranha, que acaba de ser inserido na Exposição Virtual Cara-da-Tábua, chegando pelas mãos do Alysson “Miko”, numa história de coincidências e surpresas.

Antes de falar de Reinaldo Aranha, uma rápida menção ao Alysson “Miko”, ou “Mestre Miko”, e como ele encontrou estas imagens do shape do Aranha, com Fábio Tamaru. Recentemente, durante uma troca de mensagens de Miko com Fábio, por conta de assuntos comerciais da vida, ambos descobriram que haviam andado de skate e o rapaz mostrou fotos de seu antigo skate que, surpreendentemente, era um skate bem característico da época e com com um shapeeverslick‘ do Reinaldo Aranha, modelo do ano de 92/93. Mestre Miko logo mostrou as fotos aos amigos pelo celular, o que deu animação para que fosse contada esta história aqui. Muito legal que gente como o Fábio guarde certas relíquias como este skate e shape, comprados por ele por volta de 1996 – “shape Maha e rodinhas Moska“, segundo ele mesmo conta.

Sktr: Reinaldo “Aranha”, 1992/1993

Miko era morador do mesmo bairro de Reinaldo, e eram amigos e parceiros de rolê de skate. O Miko era o “dono” do pico da Mattioli, por ser praticamente vizinho do ‘spot‘. O lugar era uma oficina com pátio coberto em que se podia andar de skate nos finais de semana e até à noite, muito frequentado por todos da cidade nos anos 90. Mestre Miko, como ‘dono’, estava sempre lá e acompanhou toda esta geração, suas histórias e evoluções. Também com notória participação em sessões, competições e na cultura de skate da cidade, nos deu suas impressões sobre Reinaldo Aranha:
Conheci Reinaldo Aranha na década de 90 quando ia andar junto na rua dele, além de subirmos no apê para ver vídeos de skate também. Estávamos estudando o fundamental juntos no OPET ali da Av. Iguaçú, nessa época o bicho já andava pra caramba, tinha campeonato de skate no colégio e ele sempre ficava em primeiro rsrsrs. Já se dava bem em campeonatos fora dali também, e não demorou para conseguir patrocínio! Era conhecido como o ‘homem backboniano’ kkkkk o cara era style, inconfundível!

Quem viu Aranha andar por aí sabe que era de um estilo mesmo único, bom de rua e também nas competições, como ele mesmo confirma: “Fui campeão paranaense. Amador 01 e 02. Equipes da Maha, Ferrugem, Pysico Street, Vertpipe, Orbital e WayBack (primeira marca do Eduardo da Drop Dead)“. Aranha ainda nos enviou algumas fotos de seu arquivo pessoal, que mostram o astral da década de 90, organizadas no álbum abaixo. Junto, estão as fotos do seu shape, disponibilizadas por Fábio Tamaku e Mestre Miko.

 

Obrigado ao Fábio, por manter esta raridade, ao Mestre Miko, por compartilhar as fotos e nos dar esta inspiração e ao Reinaldo, pelas informações e imagens. Este shape e outros, estão expostos na Exposição Virtual Cara-da-Tábua, aqui no site jorle.com.br, sobre ‘decks’ assinados por skatistas de Curitiba e região. Veja já todo o acervo, clicando aqui no link, e leia os artigos sobre as demais colaborações, ao final da página do projeto.

Exposição Virtual Cara-da-Tábua, de Decks de skatistas de Curitiba.

 

Abraço.

Ricardo GosWod

 

 

#aguaverde #Alyssonmiko #anos90 #aranha #backbone #caradatabua #curitiba #CWB #decks #everslick #evolucaodoskate #fabricacao #fabricantes #ferrugem #maha #mattioli #MestreMiko #miko #orbital #psycostreet #reinaldoaranha #shapes #skate #skateboarding #tabuadeskate #vertpipe #wayback


Conheça MyTrix: Guia de locais para se andar de Skate e muito mais.


 

Talvez você também goste:

Fala aí ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *